Espiritualidade

Home / Espiritualidade

Nossa Espiritualidade

“O ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus, nosso Senhor e, assim, salvar-se.”

Para discernirmos sobre a espiritualidade do TLC, faz-se necessário visualizarmos o carisma de nosso fundador, Pe. Haroldo Joseph Rahm. Um sacerdote jesuíta e, portanto, influenciado pela ordem religiosa da Companhia de Jesus, fundada por Íñigo López de Loyola, hoje santo da Igreja Católica, conhecido como Inácio de Loyola. Os jesuítas se destacam pelo forte trabalho missionário, intelectual e profunda formação espiritual, fundamentada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, os quais dão características ao nosso método e carisma. Podemos entender nossa espiritualidade como reflexão, pois, através do nosso lema, estamos sempre em busca das coisas do alto, sempre buscando responder às seguintes perguntas: O que fiz, o que faço, o que vou fazer por Cristo? Tanto no plano individual como no comunitário, dentro e fora da Igreja. Um itinerário de oração com os exercícios espirituais do telecista é proposto na Folha de Fidelidade, a qual pode ser considerada como um devocionário.

Padre Haroldo teve apoio da Virgem Maria no início de sua vida consagrada. Diante de Maria, Virgem Imaculada e Mãe do Brasil, o telecista ajoelha-se em prece de amor e inteira confiança, desejando imitar a generosidade de sua entrega total a Deus. Nosso movimento é consagrado à Nossa Senhora, filha do Pai Eterno, Mãe de Deus, Filha e Esposa do Espírito Santo, Ela que, com Cristo, é tudo para nós. Na verdade, ela está presente em todo o TLC com o título de Nossa Senhora de Guadalupe. É a padroeira do TLC e, em sua festa, no dia 12 de dezembro, é também comemorado o Dia do Telecista.

Íñigo López de Loyola nasceu no castelo da família Loyola, Espanha, em 1491. Em 1521, com 30 anos, tornou-se um cavaleiro da corte e, em uma batalha, foi gravemente ferido por uma bala de canhão. Durante o período de recuperação, pedia livros para passar seu tempo, e o livro “A Vida de Cristo e dos Santos” foi o que provocou Inácio a seguir novos caminhos. A vida de Inácio pode ser dividida em quatro períodos: preocupações mundanas, reorientação espiritual, realização tardia dos estudos e fundação e desenvolvimento da Companhia de Jesus. À medida que se transformava a vocação de Loyola, um verdadeiro gênio surgia: homem de ação e de governo, criador e organizador. Não pedia nada que não tivesse feito; exigia obediência porque obedecia, humildade porque era humilde e caridade porque vivia dela. Toda sua obra foi baseada na própria vivência. Após um forte grito no dia 31 de julho de 1556, a alma de Inácio voltou ao seu Deus. Santo Inácio foi beatificado pelo Papa Paulo V (1609) e canonizado por Gregório XV (1622). Declarado padroeiro de todos os retiros espirituais pelo Papa Pio XI (1922). Nosso fundador, Padre Haroldo (padre da Companhia de Jesus), formulou o TLC com base nos exercícios espirituais inacianos, motivo pelo qual nosso movimento tem inclinação profunda a esta espiritualidade.

Em tudo amar e servir (Santo Inácio de Loyola).

Oração de Santo Inácio de Loyola

“Tomai, Senhor, e recebei toda minha liberdade, minha memória, minha inteligência e toda minha vontade.
Tudo o que tenho e possuo Vós me destes; a Vós, Senhor, o restituo.
Tudo é Vosso; disponde de tudo inteiramente, segundo a Vossa vontade.
Dai-me Vosso amor e Graça, que isso me basta.
Senhor, ensina-me a ser generoso, a servir-vos como mereceis, a dar sem contar, a lutar sem temer os ferimentos, a trabalhar sem buscar repouso, a me dedicar sem esperar outra recompensa que não seja Vossa Santíssima vontade. Amém.”

Santo Inácio de Loyola,
Rogai pelo movimento TLC!

Bibliografia:
Biblioteca de História – Grandes Personagens de Todos os Tempos – Inácio de Loyola (1491-1556), Editora Três, 1974.
Cartilha do Secretariado Diocesano do TLC, Diocese São José dos Pinhais – PR.

Bem-vindo a nossa comunidade!