peharoldo

É PRECISO VIVER A
VIDA COM ALEGRIA.

Pe. Haroldo Rahm, Fundador do Movimento TLC

História do TLC

O

TLC é um Movimento da Igreja Católica direcionado para a juventude. Nasceu em Campinas, em 1967, com Pe Haroldo Rahm, jesuíta americano nascido no Texas e hoje naturalizado brasileiro, que se uniu a uma equipe de leigos jovens e adultos.

Segundo Nely Babini, fundadora do Mini TLC e contemporânea à fundação do TLC – “O Treinamento de Liderança Cristã iniciou em 1966, por Pe Haroldo e uma equipe de dirigentes de Cursilho de Cristandade, dentre eles destacamos Maria Lamego e Antônio Orlando.”

Em 1967, Pe Haroldo ganhou o Casarão da Vila Brandina (Casa Amarela), em Campinas/SP e lá começou realmente o TLC. No início o TLC tinha uma sala no Centro de Pastoral Pio XII, antiga Cúria Diocesana de Campinas, onde os participantes do movimento se reuniam. Semanalmente vinham padres e adultos de outras localidades em busca de informações e ajuda. Assim o TLC se alastrou pelo Brasil.

O primeiro Manual do TLC foi escrito pelo próprio padre com ajuda de Maria Lamego, grande colaboradora, poliglota, escritora, pintora, compositora, uma verdadeira artista. Foi ela quem criou os termos matraca, matraquinha e muitos outros termos do manual.

Nely Babini, Arani e os jovens Fernando Signorelli e Genaro Campoy Scriptori iniciaram o Mini TLC de Campinas para atender aos pedidos dos adolescentes. Iracy e Nelson Lotufo, juntamente com sua filha Lúcia, se entusiasmaram e instauraram o movimento para as escolas. Posteriormente foi criado o TLC para Universitários de muitas cidades.

Pe Irala, outro jesuíta, criou o TLC Musical (TLM) que também se espalhou e tornou-se o OPA – Oração pela Arte, movimento que existe até hoje unindo arte e espiritualidade.

“O Padre Haroldo me chamou, em princípio, para ensinar canções aos jovens a fim de serem cantadas na liturgia (porque eles cantavam qualquer coisa). Assim, nasceu o TLM – Treinamento de Liderança Musical (31/07/1970). De sexta-feira à noite ao domingo pela tarde, passávamos três dias cantando e aprendendo canções para a liturgia renovada pelo Concílio”, explica o padre.

As primeiras canções do livro Louvemos ao Senhor, nasceram em TLMs. Também foi em um TLM que o Monsenhor Jonas Abib recebeu a inspiração do Espirito Santo para o nome daquela que viria a ser uma das maiores comunidades Católicas do Brasil, a Canção Nova, história essa contada no livro “Eu acredito em Milagres” de autoria de Monsenhor Jonas Abib.

Também foi criado o TLC de Pais em diversas cidades, atendendo a necessidade de preparo dos pais dos adolescentes do Mini-TLC. Promoviam um curso paralelo aos Mini-TLCs com os pais, afim de bater um papo a respeito de suas vidas perante si mesmo, perante as famílias e os outros, e perante Deus.

Nos anos 1970 vários grupos de TLC interromperam suas atividades devido ao momento de proibição de reuniões devido à ditadura militar vivida pelo país e posteriormente à ascensão da Teologia da Libertação, que, erroneamente, viam em movimentos de juventude uma forma alienante de encarar a realidade. A proposta de movimento criada por um padre tão voltado para as necessidades da sociedade sempre foi a de unir a experiência de Deus à ação social tão necessária na possibilidade do despertar do “homem novo”.

Hoje, o movimento está presente em mais de 80 lugares nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, abrangendo 38 dioceses em todo o Brasil.

0
DIOCESES
+ 0
SEDES
+ 0
JOVENS ATIVOS NO MOVIMENTO
0
TLCISTAS EM TODO O PAÍS

CENSO NACIONAL TLC 2014

Conheça os detalhes do Levantamento Nacional.

Secretariado

Trabalhamos a pedido de nosso fundador, Padre Haroldo, sj, promovendo a unidade do movimento em âmbito nacional, além de novas implantações, intercâmbios, formações e encontros nacionais dos TLCistas que estão espalhados em diversas Dioceses do Brasil.

Após a transição do Secretariado Nacional das mãos dos antigos coordenadores, Telmo, Tarsan e Wagner, para as mãos do fundador, o secretariado passa a ser sediado no Instituto Padre Haroldo (www.padreharoldo.org.br), em Campinas/SP.

Equipe

Maycon Leite

Coordenação

Felipe Florindo

Missões e Eventos

Giovana Marcon

Formação

Guilherme Sanches

Missões e Eventos

Mariana Ignácio

Comunicação

Priscila Andrade

Formação

Régis Candido

Tesouraria

Rute Helena

Comunicação

Suiani Oporini

Secretaria

Voluntários

Alisson Silva

Aplicativo TLC

Gonçalo Píres

Redes Sociais

Jefferson Gimenes

Comunicação

Thiago Augusto

Eventos

Matheus Lemos

Eventos

Milenne Barbosa

Redes Sociais